É muito fácil construir uma rotina afobada, com muita falta de tempo e cansaço, mas quem gosta de viver assim? Se você está cansado de tomar decisões sem pensar direito e acha a hora de se preparar pra sair de casa enfadonha, aprenda que estacionar longe, usar as escadas e beber água são alguns dos comportamentos que podem afetar decisivamente a sua vida.
Então, pra melhorar a qualidade do seu dia-a-dia e economizar dinheiro que seria gasto de forma boba, aqui as nossas 17 dicas:
1 – Não guarde a carteira no bolso de trás

Guardar a carteira no bolso de trás aumenta suas chances de roubo e pode fazê-lo desenvolver a chamada “síndrome da carteira” ou neuropatia ciática, que pode levar a dores e dormência nas costas.
2 – Experimente usar fio dental

Pouca gente usa (e sabe como usar) o fio dental, que ajuda incrivelmente na redução do mau hálito, chance de cáries e higienização geral da boca. Se falando assim você não liga, pense então no odontologista com aquela broquinha para fazer obturação. Aposto que agora surtiu efeito.
3 – Use as escadas

Escada não é sinônimo de falta de energia elétrica e pode ser usada em situações normais, caso você não saiba. Subir degraus serve como exercício cardíaco e motor, o que é ótimo para pessoas de todas as idades e ajuda a reduzir o colesterol e problemas cardíacos.
4 – Tire intervalos

Ao ficar muito tempo sentado numa mesa, é importante que você se levante, a cada hora, mais ou menos, e dê uma volta e uma espreguiçada. Isso ajuda seus músculos e sua coluna, que podem desenvolver diversas complicações ao longo dos anos se você trabalha sentado, por exemplo.
5 – Tente controlar a improdutividade

Sites como o Stayfocused podem te ajudar se você é uma dessas pessoas que fica compulsivamente checando mídias sociais, emails e outros sites, o que pode ser um real problema para quem precisa trabalhar e não consegue por causa desse tipo de distração. Saiba separar horas de entretenimento e trabalho, ambas ficarão muito mais produtivas.
6 – Tome banhos frios

A ideia pode parecer masoquista, mas a verdade é que banhos quentes não fazem bem para nosso corpo, a não ser que sejam para o relaxamento. A água fria estimula a circulação e dá energia, especialmente se o banho for de manhã, além de fazer bem para o cabelo e pele.
7 – Desplugue-se

É recomendável que a cada 2 horas seja tirado um intervalo de 20 minutos, e isso se aplica ao ficar de frente à qualquer tipo de tela ou emissor de luz. Acontece que, além da atenção e cansaço psicológicos, essas fontes de luz danificam os olhos, especialmente se ficarmos muito tempo em sequência diante delas. Aproveite o tempo longe das telas pra fazer algo útil, tipo sair com amigos, tocar um instrumento, ler um livro ou aprender algo – todas essas coisas muito mais úteis que ver um seriado ou ficar no Facebook.
8 – Beba água de manhã

Beber dois copos d’água pela manhã funciona como uma forma de limpar e iniciar o seu sistema interno, além de dar força para cobrir a desidratação que acontece durante o sono (razão de nossa moleza ao acordar).
9 – Fique na posição certa

Sentar no vaso obstrui os canais intestinais, o que causa diversas complicações, como intestino preso e hemorróidas. Pra evitar isso e usar a gravidade como aliada, fique na posição que Deus te fez pra ficar ao fazer o número 2.
10 – Faça exercícios de manhã

Uma boa forma de botar seu corpo pra entender que acordou, abrir o apetite pro almoço e melhorar o vigor ao longo do dia é fazer exercícios ainda em jejum, pela manhã. Com essa mudança, a perda de peso e rendimento são muito maiores, e o seu dia fica menos cansativo.
11 – Corte os refrigerantes

Ricos em açúcar, conservantes e gás, esses aparentemente inocentes refrescos alteram seu sono, disposição, causam cáries, gastrite, irritabilidade, depressão e hiperatividade. Se você não sabe quanto há de açúcar refinado numa latinha, talvez a hora seja agora.
12 – Durma em ambientes totalmente escuros

Coisas que brilham no escuro, lanterninhas de monitor piscando, abajures e janelas abertas são algumas das muitas possibilidades de iluminação noturna, que diminuem a qualidade do sono e alteram todo o equilíbrio químico do seu corpo. A presença de luz em ambientes noturnos, em especial na hora de dormir, altera a percepção do seu corpo (os chamados ciclos circadianos) sobre quando é dia e noite, e, igualmente, hora de dormir ou não.
13 – Use a mão errada

Ao escovar os dentes ou fazer tarefas diárias, experimente usar a mão com a qual você tem menos domínio. Esse tipo de aquecimento cerebral é útil especialmente antes de atividades que exigem raciocínio, e pode acabar lhe ajudando a desenvolver ambidestria.
14 – Estacione longe

A caminhada vai te fazer conhecer a cidade e fazer um pouco de exercício, o minimo pra quem já tem um carro e o usa até pra ir ali, na padaria da esquina.
15 – Sorria mais

O ato de sorrir, até que de mentira, gera impulsos nervosos que fazem o cérebro acreditar que estamos felizes, aumentando a produção de hormônios associados ao prazer, como dopamina e serotonina. Então, se está triste e cabisbaixo, tente rir de algo ou até de si mesmo: pode ser o começo da mudança.
16 – Acorde meia hora mais cedo

Pra evitar que a manhã já seja corrida e estressante, acorde devagar, tire um tempo pra você. Economizar meia hora do dia anterior e ir dormir mais cedo pode fazer aquela prova ou reunião difícil serem encaradas com mais tranquilidade, o que irá melhorar seu resultado.
17 – Não faça compras com fome

Se você não sabe, as cores, disposição e oferta de produtos em supermercados é feita pra gerar desejo, e, se você já vai a um lugar desses faminto, é muito mais provável que funcione. Pra economizar tempo e dinheiro, evite fazer compras com fome: melhor confiar na precaução do que no autocontrole, em cima da hora.