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    Início » O que as empresas não dizem: o que faz um avião cair?
    4 Mins Read

    O que as empresas não dizem: o que faz um avião cair?

    Weldes Juniormarço 29, 2025
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    O avião é considerado o meio de transporte mais seguro que existe, em especial se compararmos os números de mortes em envolvendo carros e motos contra os de aviões. Entretanto, isso não significa que ele esteja imune a panes, falhas e uso indevido, o que é raro, mas suficiente para dar um bom medo enquanto se está a milhares de quilômetros acima do solo e não há nenhum tipo de forma de salvação no caso de um acidente.

    Pra saber melhor o que esperar na próxima vez que pegar um avião e aprender o que as empresas de aviação gostam de fingir que não existe, separamos os motivos mais comuns para acidentes aéreos envolvendo aviões comerciais:

    Depressurização

    Aviões comerciais voam a até 11 km acima da solo, em altitudes onde a pressão torna o ar rarefeito e a velocidade aumenta com rapidez. O detalhe é que não há oxigênio o suficiente nessas alturas, o que faz com que seja necessário um mecanismo de pressurização, que existe desde 1938. É por isso que existe a frase “em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão automaticamente”. O problema é que essa não é uma situação tão inofensiva: ao contrário do afogamento ou sufocamento, a despressurização pode te fazer apagar em apenas 15 segundos e passar dessa pra melhor.

    Força G

    Com o atrito e resistência do ar, aviões mal construídos ou velhos podem perder asas, flaps e outras partes essenciais para guiar os rumos da aeronave. Se forem feitas manobras indevidas, também, a fuselagem pode se romper, pois é criada uma força gravitacional – chamada de Força G – que age com maior força se o avião fizer viradas com angulações agudas demais, velocidade alta ou movimentos bruscos.

    Disputa de território

    Entre 1990 e 2007, mais de 12 mil acidentes envolvendo turbinas e pássaros foram registrados. Acontece que as aves, como os animais terrestres fazem no solo, ocupam o território aéreo, e os métodos para combater esse “problema” (na verdade o problema é o homem, invadindo o espaço das aves) são pouco eficazes – um deles é a falcoaria. Colidir com pássaros como o urubu pode fazer uma turbina explodir. Para testar a eficiência de turbinas, existe um teste que usa um “canhão de galinhas”, em que frangos mortos são disparados a 400 km/h contra as hélices.

    Pane no sistema

    Em 2009, sete aviões do modelo Airbus A330 passaram por falhas de software, que inclinavam as naves de forma perigosa e criavam riscos no controle de bordo dos pilotos. Houve até um caso, num vôo da AirFrance, de São Paulo para Paris, em que uma queda no Oceano Atlântico causou a morte de 232 passageiros.

    Ops…

    Na maior parte dos casos em que há acidentes trágicos, a verdade é que a culpa foi ou da empresa – que não realizou a manutenção corretamente – ou do piloto, que não soube estabilizar o avião. É o caso de um acidente ocorrido em 1977, em que, por erros da torre de comunicação e desobediência dos pilotos, dois aviões se chocaram num nevoeiro, matando 583 pessoas – um trágico recorde histórico.

    Turbulência

    Sabe quando dizem que não tem nada demais e que ninguém nunca morreu por turbulência? Bom, entre 1992 e 2001, o órgão americano FAA (Federal Aviation Administration) divulgou que houve 115 acidentes onde a turbulência foi fator central, com 251 mortes envolvidas. A maior parte, em aviões pequenos; aviões comerciais são projetados para resistir melhor aos choques mecânicos. Mas isso não impede que passageiros sem cinto de segurança sejam jogados contra o teto e poltronas a até 100 km/h, causando fraturas fatais.

    Sistema hidráulico

    É tão importante que a maioria das aeronaves tem 3, um para uso e dois reserva. Como nos carros, esse tipo de direção usa fluído pressurizados em canos que percorrem o veículo, e, para realizar curvas, dependem de bombas de compressão. Acontece que se a sensível fuselagem desses canos furar, o avião perde completamente o controle, o que é raro, mas já aconteceu – como no caso de Alfred Haynes, comandante que perdeu os 3 sistemas e ainda assim realizou um pouso forçado, usando o controle de potência de uma das turbinas.

    E aqui algumas estatísticas:

    Weldes Junior

    Editor de blog apaixonado por ciclismo, trazendo conteúdos de qualidade para ciclistas iniciantes e experientes. Com foco em dicas, guias, notícias e tendências do mundo do pedal, busco criar artigos envolventes, informativos e otimizados para SEO, garantindo que sua experiência sobre duas rodas seja cada vez melhor.

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