Mesmo antes do início do mundial, a gelera – pelo menos aqui no Brasil – já podia ver inúmeros anúncios promovendo o evento ou os produtos relacionados ao assunto. Alguns deram polêmica, outros não funcionaram e saíram do ar e alguns emplacaram na internet, mais especificamente por meio do YouTube, fazendo o maior sucesso.
É sobre esse último caso que vamos tratar nessa matéria de hoje. Na lista abaixo, nós, da Fatos Desconhecidos, mostramos 9 anúncios que foram muito bem aceitos pelo público – pela música, o enredo ou as personalidades participantes – e que viralizaram.
Confira:
1. Nike Futebol: Quem Ganha Fica
Se um adolescente pudesse convocar o time dos seus sonhos na Copa, quem ele chamaria? Pensando nisso, a Nike pensou em uma campanha que mostrasse a maior pelada de todos os tempos, com direito a presença do Hulk (dos quadrinhos) e Anderson Silva. Foram 79,8 milhões de visualizações.
Messi e Cristiano Ronaldo se vestiram de super-heróis no anúncio da Samsung. Bom ao estilo de ficção científica, o pequeno filme mostra os jogadores sendo treinados para combater alienígenas que invadirão a Terra. Visualizações: 54, 2 milhões.
Um curta animado e com enredo aventureiro. A campanha transformou os jogadores num time de heróis para combater o vilão Cientista, personagem que decide criar clones para substituir os talentos humanos no futebol. Ao todo, foram 48,9 milhões visualizações.
Messi e Daniel Alves são os protagonistas da propaganda da Adidas. Nela, os jogadores são atormentados pelas pressões que a Copa traz consigo. Messi, por exemplo, aparece sendo vítima da hostilidade dos torcedores brasileiros. Mais de 32 milhões viram o vídeo.
Tendo o rock como influência em sua música Mostra Sua Força Brasil, cantada em comerciais por Paulo Miklos e Fernanda Takai. A campanha do banco foi produzida pela agência Africa. Visualizações: 16,9 milhões
Esse vídeo conta com a presença do brasileiro Lucas e do galês Gareth Bale. Há ainda a participação de lendas como David Beckham e Zinedine Zidane. O filme mostra os atletas numa partida que sai do videogame para a vida real. Foram 16,2 milhões visualizações.
O astro do rally Ken Block enfrenta Neymar nas pistas e no futebol neste vídeo. O vídeo conta também com a participação do ex-jogador Cafu, capitão do pentacampeonato. O anúncio contou com mais de 15,4 milhões visualizações.
Neymar, Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney mostram a pressão vivida antes dos jogos: imprensa, torcida e expectativas são adversários para os atletas. Visualizações: 14,9 milhões.
O ritual de preparação de Neymar e outras estrelas é o tema da campanha de O Jogo Antes do Jogo, da marca de fones de ouvido Beats. Mais de 13 milhões de pessoas viram o vídeo.
Não é comercial, mas o vídeo de Shakira “La La La” foi o campeão de visualizações. Ao todo, ele foi visto cerca de 134 milhões de vezes desde o seu lançamento. A faixa interpretada pela cantora, junto com Carlinhos Brown fez um sucesso estrondoso e mostrar ainda Neymar, Piqué, marido de Shakira e seu filho, Milan, fazem participações especiais. A canção é patrocinada pela Activia, da Danone, e arrecada fundos para o programa de alimentação escolar da ONU.